as obras
GALERIA VIRTUAL
Neste espaço, apresentamos algumas das obras mais recentes de Antonio Mendes.
Todas as obras disponíveis para aquisição podem ser visualizadas no Catálogo do Acervo. Também, visite a loja online
ENTREGAS NACIONAIS E INTERNACIONAIS
“Onde está o afeto.”
Série de telas em grandes formatos, durante o período de dezembro de 2020 a fevereiro de 2021. No grave momento na saúde pública, socialmente desafiador, o artista sentiu-se jogado, arremessado, em suas inquietações emocionais e tornou-se urgente a necessidade, não planejada, de se expressar. Suas reflexões e introspecção foram potencializadas, fazendo-o rever suas histórias e repassar caminhos de sua vida.
Paisagens
Minha ligação com a pintura de campo me acompanha. A luz da nossa região é forte, incide nas copas das árvores, nos frutos, nas águas e nas raízes, e observar seus efeitos é estudo constante de todo pintor, em especial os paisagistas. Em relação às cores, sempre que vejo um lago, uma cachoeira, olho para as folhas, galhos, flores, que caem na água e gosto dos contrastes dessa matéria toda em transformação.
Ego em Suspensão e Fragmentos de Luz
A exposição ‘Ego em Suspensão e Fragmentos de Luz’ vem como uma forma de expressar reflexões que são velhas companheiras minhas, como o que é minha vida e meu trabalho. É uma forma bem direta de me comunicar sobre essas reflexões. Uma leitura não meramente superficial de como eu enxergo as coisas ao meu redor.
Mensagens Psicopintadas para Mim Mesmo
Nesta série, o Artista Plástico cria imagens que relaciona a quadros que pintou e textos lidos que considera significativos. Muitos destes, na juventude de Antonio...
Florais
Reconheço, na maior parte dos quadros que já pintei com essa temática, uma "explosão". E o que é que "explode" senão emoções que me invadem quando estou produzindo esses quadros?
A Persistência da Paisagem
Essa produção vem acompanhada de um momento em que estou ouvindo muita música clássica. Várias destas obras tem uma referência específica como as composições... A emoção de está ouvindo essas obras foi o combustível que me fez trazer esse mundo infantil, solto para as telas...
A Casa Amarela
Estava lendo a biografia De Van Gogh e me deparei com a reprodução do quadro “A Casa Amarela”. O ponto de partida foi pintar uma cópia do quadro original e, do segundo em diante, foi embarcar numa viagem na qual o universo do artista e o meu se misturaram (de forma inconsciente eu estava expurgando o mito de dentro de mim).